Com a chegada do inverno, as temperaturas ficam mais baixas por alguns períodos e apesar de ser uma época do ano bastante esperada, devem os idosos manter os cuidados todos os dias com o fim de não adoecer.
Para os idosos, essa época representa um período delicado, em que os cuidados devem ser redobrados, afinal o corpo fica mais frágil e sujeito a determinadas doenças da estação.
Ressalta-se que a temperatura de um idoso é de 35,5ºC, inferior a de uma jovem que fica em torno de 36,5ºC.
Há hipotermia quando a temperatura fica abaixo dos 35ºC e o corpo não consegue repor, desta forma os idosos estão mais próximos do limite e, por isso, necessitam de cuidados específicos, evitando doenças.
Assim, devemos ofertar ao idoso no inverno:
Casa aquecida;
É preciso manter o fluxo de ar, principalmente se a temperatura externa se encontra muito abaixo disso.
Roupas e Acessórios;
Há necessidade dos idosos em utilizar em casa toucas, luvas, mantas, e meias mais grossas, evitando às friagens.
Uma dica útil é a utilização de uma segunda pele térmica, conservando a temperatura do corpo.
Hidratação da pele
O inverno no Brasil é bem seco, favorecendo o ressecamento e problemas de pele, como alergias, coceiras e irritações. O frio afeta a proteína filagrina, que protege a pele de elementos no ar.
Banhos
Devem ser rápidos no inverno, sendo fundamental que o corpo seja secado por completo após o banho.
Cuidado com a água quente, pois pode eliminar a camada de gordura da pele, que protege o corpo do ar.
Atenção redobrada à saúde
Não hesite em buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas como confusão mental, calafrios ou dificuldades respiratórias.
Além disso, vale pedir ao médico ou nutricionista uma rotina alimentar que fortaleça o sistema imunológico.
Vacina da Gripe
Todos os anos a vacina da gripe é atualizada, sendo necessário aos idosos tomar a nova dose.
Deixe janelas de casa abertas durante o dia para a circulação do ar, pois a gripe e outras doenças respiratórias, como o coronavírus, se beneficiam de ar parado.
Vitamina D
O déficit da vitamina D por falta de exposição ao sol é constatado por exames e consultas médicas, busque um nutricionista para indicar uma suplementação e melhore a alimentação com peixes, gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos, ricos em vitamina D, reforçando a vitamina D no inverno.
Assim, seguindo as dicas e reforçando os cuidados ao idoso no inverno, fica mais fácil cuidar da saúde dos idosos. Para cada situação uma adaptação!