Todos nós somos responsáveis por ter uma boa saúde, devemos adotar uma postura séria e responsável diante da nossa vida e daqueles que dependem de nós.
O Acidente Vascular Cerebral – AVC é uma das doenças que mais matam no país, e conhecido como derrame.
Para prevenir a ocorrência de um AVC é necessário manter hábitos equilibrados e saudáveis.
No Brasil morrem mais de 100 mil pessoas todos os anos, vitimadas por AVC. Para reduzir esse número devemos conhecer quais são as causas dessa doença, como pressão alta, diabete, doenças cardíacas, bebidas alcoólicas, fumo, falta de sono, alimentação ruim, obesidade e vida sedentária.
Para prevenir o AVC, devemos adotar hábitos saudáveis como uma boa alimentação, exercícios físicos diariamente, acompanhamento médico rotineiramente, visando à melhoria da saúde.
Ao adotar hábitos saudáveis reduzimos o risco de um AVC nos afetar, atenuando alguns fatores que não podemos modificar como a idade avançada ou uma herança genética.
Para uma boa recuperação é importante que o socorro médico seja rápido, evitando as sequelas graves, que ocorrem em até 25% dos casos, ou ate a morte. Para um atendimento rápido e eficaz é necessário saber quais são os sintomas do AVC:
- Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna, de um lado do corpo;
- Alteração repentina da sensibilidade, com sensação de formigamento na face, braço ou perna, e de um lado do corpo;
- Perda instantânea da visão em um ou nos dois olhos;
- Dificuldade em articular palavras, expressar-se e entender os outros;
- Dor de cabeça aguda e forte sem causa aparente;
- Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio, junto com náuseas ou vômitos.
TIPOS DE AVC
Temos o AVC Isquêmico, causado pela obstrução/entupimento de um vaso, nesse caso, o sangue não chega a determinadas regiões do cérebro, provocando a morte das células. Recebendo ajuda médica em até três horas, os sintomas e sequelas são revertidos em 80%.
E o AVC Hemorrágico que é mais grave, onde um ou mais vasos se rompem, criando um sangramento dentro do cérebro.
É importante frisar a necessidade da conscientização de todos sobre como prevenir. Deve-se buscar uma vida equilibrada através de uma alimentação saudável, pratica de exercícios físicos diariamente, controle da pressão, e uma noite bem dormida.