É preciso destacar e observar os cuidados necessários aos nossos idosos, saber o que de fato é verdade e deve ser aplicado, e o que é mito a respeito desses cuidados, afinal, se tornam crenças que prejudicam a vida dos idosos.
É importante conhecer o que é certo aplicar com o fim de ajudar nossos idosos de forma correta.
- IDOSOS DEVEM SE EXERCITAR com frequência, porém a carga e os exercícios aplicados serão de acordo com as suas limitações;
- IDOSOS POSSUEM O PALADAR ALTERADO, devido ao fato de que as papilas gustativas tendem a atrofiar com a idade, influenciando diretamente na percepção do paladar. Em regra os idosos preferem alimentos muito doces ou muito salgados, compensando a ausência do paladar.
- DOENÇAS NÃO SÃO NORMAIS NOS IDOSOS. O ideal é que todos possam envelhecer com saúde e bem estar. Doenças não são normais, por isso é preciso ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e manter hábitos saudáveis;
- IDOSOS COM A IDADE FICAM MAIS ESQUECIDOS. Com a idade, o envelhecimento traz mudanças ao organismo, ao sistema neurológico, e compromete as funções cerebrais; Por isso, é importante manter as funções cerebrais ativas, com atividades motoras, intelectuais e sociais;
- IDOSOS SENTEM MENOS SONO. Trata-se de mito, o idoso sente que dorme menos ou que dorme mal, pois a estrutura de seu sono mudou, tendo em vista a realização de poucas atividades ao dia;
- O IDOSO VOLTA A SER CRIANÇA. A criança não possui um repertório completo sobre as regras sociais, não entendem que suas ações não são socialmente aceitas; Já idosos possuem um comportamento sob condições médicas, como a demência, não entendem bem as regras sociais, e por possuírem experiência de vida, escolhem não seguir regras.
Não trate idosos como criança, pois eles podem se sentir desrespeitados; Assim, tanto a família quanto os cuidadores deverão agir da melhor forma possível com os idosos, para que tenham maior qualidade de vida. - IDOSO TEM QUE TOMAR BANHO TODO DIA. É fundamental que a higiene íntima seja realizada com frequência, evitando infecções urinárias e mau cheiro, sendo a necessidade diária de banho relativa. Idosos em dias frios não gostam de tomar banho, em regra 75% dos idosos com 80 anos ou mais possuem redução significativa do olfato.
Sendo importante que a família não pressione os idosos para que tomem banho todos os dias, vale o bom senso, mantendo uma boa higiene íntima quando não convencer o idoso a tomar banho; - IDOSOS NÃO SENTEM TANTA SEDE. Idosos sofrem a desidratação com mais frequência, isso acontece porque o envelhecimento traz redução na sensação de sede, o que não se trata de esquecimento; As mudanças fisiológicas no organismo do idoso ficam menos eficientes, deixando-os mais vulneráveis, desidratando-os rapidamente. Assim, idosos sentem menos sede e bebem menos água, tendo o familiar que estimular o idoso a beber água durante o dia. Deve o cuidador observar a desidratação, através da boca seca, tontura, fraqueza e até aumento dos batimentos cardíacos.
- É NORMAL QUE O IDOSO DURMA A TARDE TODA. É normal e recomendável que o idoso tire uma soneca de 30 minutos nas primeiras horas da tarde, porém dormir muito é sinal de alerta. Qualquer excesso, que seja deitado ou sentado é prejudicial à saúde. Os cochilos devem ser evitados, para um melhor sono de noite. Devemos promover uma melhor qualidade de vida aos idosos, como caminhadas ao ar livre, exercícios físicos, motores e intelectuais.