Muito cuidado com as fake News que estão na internet, elas preocupam, assustam e tornam a convivência com a Covid-19 difícil de ser entendida.
Notícias falsas se espalham com muita facilidade e são mais perigosas que o próprio Covid-19. As informações, na maioria das vezes são imprecisas, geram pânico e até afrouxamento das medidas de prevenção, prejudicando o combate à Covid-19 com deveria ser.
Conheça abaixo algumas mentiras sobre a COVID-19 e ajude a impedir que mentiras sejam disseminadas:
Aspirina
Não há indicação médica para o uso da aspirina no combate a Covid-19, que é indicada para dor e febre, auxilia no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC), ou para sintomas de infarto, tudo por conta de seu poder anticoagulante.
A aspirina não é recomendada para evitar a trombose, e seu uso de forma indiscriminada pode trazer sérios riscos à saúde.
O uso errado da aspirina pode levar a sangramentos internos, e seu uso regular com o intuito de prevenir problemas cardiovasculares pode aumentar em quase 50% o risco de um sangramento grave.
O uso continuo pode ainda, causar irritações na mucosa do estômago e úlceras gástricas, inclusive no intestino.
Esteja atento ao uso indiscriminado de medicamentos sem a devida prescrição médica.
Remédios não são a cura da Covid-19. Assim, todos eles devem ser prescritos e acompanhado por um médico responsável que sabe as doses certas, tendo em conjunto, outras estratégias medicamentosas.
Para evitar a Covid-19, as recomendações são as mesmas, ou seja, de realizar a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou sabão, utilizar máscaras e evitar aglomerações.
Máscara
Não causa acúmulo de líquido nos pulmões nem intoxicação.
Vacinas
NÃO alteram o DNA humano.
As vacinas não são capazes de alterar o material genético humano, pois utilizam tecnologias envolvendo o RNA mensageiro, carregam uma “receita” para que as células produzam proteínas para que o sistema imunológico fabrique anticorpos contra o vírus.
Imunização
Para quem já foi infectado pela Covid-19, há proteção contra reinfecção, mas apenas nos primeiros meses, essa proteção diminui com o tempo.
Com a chegada das novas variantes da Covid-19, sua transmissão aumenta, e as reinfecções serão mais frequentes.
Idosos
A Covid-19 atinge todas as faixas etárias, desde recém-nascidos. Atualmente temos mais jovens em estado grave da doença.
A chance de morte por Covid-19 é maior em idosos e pessoas com comorbidades, por estarem mais propensos a desenvolver quadros mais graves da doença.
Transmissão
A transmissão da Covid-19 pode ocorrer ainda que a pessoa infectada não tenha apresentado qualquer sintoma.
Para pacientes sintomáticos, o período de transmissibilidade da doença inicia-se antes do início dos sintomas, em regra 48 horas antes, podendo se estender até 10 dias após os primeiros sintomas, a depender da gravidade da doença.
Para os pacientes assintomáticos também há possibilidade de transmissibilidade do vírus, por isso, é importante a adoção de medidas de prevenção de maneira geral, pois todas as pessoas com quem temos contato podem estar infectadas, ainda que não saibam.
Calçados
Calçados podem espalhar o vírus, porém este tipo de transmissão é incomum.
A maioria dos casos de infecção advém da eliminação pela pessoa infectada de gotículas que contém o vírus, atingindo os olhos, o nariz e a boca do outro indivíduo.
Outra forma comum de transmissão é através de aerossóis, geradas através de partículas menores advindas da fala, da tosse, ou espirro, e que ficam suspensas no ar por horas, mas no caso em ambientes fechados ou mal ventilados.
A transmissão só ocorre através do contato do vírus com os olhos, nariz ou com a boca.
Produtos naturais
Não há comprovação alguma no sentido de que óleos, plantas, ervas, chás, vinagres, águas ou alimentos possam curar a infecção por Covid-19.
Alimentos Alcalinos
Até o momento, apesar das inúmeras pesquisas que estão sendo desenvolvidas para o combate ao Covid-19, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção.
Fumantes
Fumantes possuem maior risco de desenvolver a Covid-19 em sua forma mais grave, independentemente da idade, pois fazem parte do grupo de risco.
Cura
Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas para o combate a Covid-19, porém até o momento não há cura.
Temperatura
Não há comprovação alguma de que beber água a uma temperatura de 26 a 27 ºC previne a infecção da Covid-19, tendo em vista que o vírus tolera uma temperatura de até 36°C no corpo humano.
No fim a verdade é uma só, atente-se sempre a sua saúde, procure uma vida mais saudável, com uma alimentação rica em nutrientes, pratique atividade física todos os dias, e não acredite em tudo que lê.
Procure sempre um especialista para esclarecer suas dúvidas, mas continue com os cuidados diários, ou seja, higienizando as mãos, utilizando a máscara corretamente (trocando-a a cada duas horas), e evitando qualquer tipo de aglomeração.