VERBO “Cuidar”:
- Meditar com ponderação; cogitar, pensar, ponderar;
- Reparar, atentar para, prestar atenção em;
- Fazer, realizar (alguma coisa) com atenção;
- Supor (-se), julgar (-se).
O cuidado se traduz ao ato de cuidar, de preservar guardar, assistir, se ater. Cuidar se trata de ajudar a si ou a outra pessoa, proporcionando o bem estar, conforto e segurança. Prestar cuidado ou auxílio é assegurar a qualidade de vida da pessoa cuidada.
Algumas atividades são baseadas nos cuidados com o fim de manter a qualidade vida daquele que é cuidado, por exemplo, uma caminhada/passeio no sol pela manhã ou ao final da tarde, um filme/série proporcionando descanso e entretenimento, sono após uma refeição, jogos que exigem a utilização da coordenação motora, exercícios físicos com base a limitação da idade de cada assistido; todas essas atividades visam o “Cuidar”.
Mas para cuidar é preciso preencher alguns requisitos especiais, como amar a profissão de “cuidar” de um ser humano, ter paciência em todos os momentos de oferecer o cuidado, compreender que aquele que é cuidado merece respeito; é preciso muito mais que um curso, mas ter “dom”, amar ajudar o próximo, respeitar os limites de quem é cuidado.
Quando se trata de cuidados em casa, identificamos a necessidade de o profissional ser único, o cuidado deve ser humanizado, aquele que oferece ajuda deve estar disposto a também ser ajudado, pois se trata de uma troca de cuidados.
Ao contratar uma empresa ou um cuidador particular tenha em mente que oque você precisa é de um ser humano disposto a ajudar, a cuidar de todos, respeitar o próximo e dar atenção. Não basta ter curso, é preciso ser um ser humano como todos nós!