Todos aqueles que atingem uma idade avançada, necessitam de cuidados especiais, como uma forma de garantir um envelhecimento saudável com qualidade de vida. É preciso ajuda para adaptar o idoso às limitações físicas e emocionais da idade, com o acompanhamento médico adequado, que atenderá o idoso de forma completa.
Com a idade vem às dificuldades do idoso ao realizar tarefas diárias, como tomar um banho ou alimentar-se sozinho.
É extremamente necessário o acompanhamento do idoso, que ainda que pareça ter autonomia para as atividades cotidianas, não as tem, pois possui idade avançada e precisa de atenção diária.
O acompanhamento diário ao idoso é muito importante, ainda no inicio da terceira idade, sendo uma forma de evitar e prevenir acidentes futuros.
Precisamos proporcionar ao nosso idoso, uma vida mais saudável com qualidade, preservando e respeitando sua autonomia através das capacidades físicas, mentais, e emocionais.
Com o fim do bem estar e da melhoria na qualidade de vida do idoso, tornando esta fase da vida mais leve com novas perspectivas, devemos tomar alguns cuidados.
Conforme recomendações de médicos geriatras, devemos prevenir a saúde do idoso para alcançar a melhoria da qualidade de vida deste, que consiste em um acompanhamento médico que possa avaliar o idoso e perceber quais as suas necessidades.
Ainda que o idoso não possua reclamações, com a idade se faz importante o acompanhamento médico rotineiro, que cuidará do idoso por completo, com o fim de proporcionar melhorias no seu dia a dia e na qualidade de vida.
Qualidade de vida na terceira idade envolve amor, conforto, segurança com equilíbrio físico, mental, espiritual e emocional.
Com a idade avançada percebemos algumas mudanças na vida do idoso, que necessitam de atenção, como o seu estado físico e emocional, a perda da autonomia e independência, suas relações, e outros.
Alguns hábitos do idoso deverão ser observados e modificados de acordo com a sua necessidade, como ter uma rotina diária, associá-la a uma alimentação saudável, a prática de exercícios ou atividades físicas e psíquicas, melhorando a qualidade de vida e do sono do idoso.
É muito importante para o idoso a presença da família em sua rotina, com a idade o afeto e amor ofertado pelos familiares e amigos devem ser constantes, mantendo o idoso ativo. Desta maneira conseguimos diminuir os riscos de doenças.